Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Amazônia repercute no mundo: “Recorde de incêndios na Amazônia: ‘Culpa de Bolsonaro'”, diz jornal italiano

22 de agosto de 2019

A destruição da Amazônia, a partir das políticas de desmonte ambiental do governo Bolsonaro, repercutem em todo o mundo. Jornais de todos os países destacam a situação dramática de nossa floresta, considerado o “pulmão do mundo”, e responsabilizam o incentivo do governo para que as queimadas e ocupações ilegais ocorram.

O presidente da França, Emannuel Macron, afirmou que essa é uma crise internacional, e sugeriu que o tema seja discutido na reunião do G7, grupo internacional composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, as sete maiores economias de países desenvolvidos do planeta. Eles devem se reunir neste final de semana, na França.

O jornal @FinancialTimes diz que o aumento do desmatamento da Amazônia é o problema mais urgente do mundo e indica que acordos comerciais podem ajudar a criar pressão para salvar a floresta. O texto acusa ainda Bolsonaro de ter facilitado o aumento do desmatamento .

@repubblica “O recorde de incêndios na Amazônia é culpa de Bolsonaro Um ano dramático para o pulmão verde do mundo: a Floresta Amazônica”

@nbc ” Não é sempre que você pode identificar uma pessoa como a culpada por algo nessa escala, mas a escuridão do meio do dia [em São Paulo] é o resultado direto da eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do país no ano passado”

@SZ “”O presidente, desde que assumiu o cargo, deixou claro que seu governo está do lado de mineradoras, agronegócios e fazendeiros, que buscam tirar lucro da floresta com motosserras, tratores e mesmo com fogo, se necessário”

@guardian “Uma onda de incêndios em vários estados da Amazônia seguiu relatos de que os agricultores estavam se sentindo encorajados a limpar a terra para plantações e fazendas de gado porque o novo governo brasileiro estava ansioso para abrir a região para a atividade econômica”

@Publico “A Amazônia está a arder, e já se vê do espaço. O Presidente brasileiro culpou ONGs e não apresentou provas. E, quando questionado sobre a propagação de incêndios descontrolados, disse que é a época das queimadas”

@TheEconomist Durante a estação seca da Amazônia, é comum os agricultores colocarem fogo ilegalmente para limpar a terra. O presidente populista do Brasil, Jair Bolsonaro, os encorajou enfraquecendo as agências que reforçam os regulamentos ambientais.”

@el_pais “A Amazônia brasileira arde como nunca antes”

@washingtonpost “Os recentes incêndios na Amazônia se espalharam e alguns ocorreram repentinamente. No estado do Pará, por exemplo, ocorreu um surto de incêndios na semana passada que foi ligado a uma convocação dos agricultores para um ‘dia de fogo’ em 10 de agosto”

@lemondefr “No Brasil, os incêndios florestais aumentaram 83% desde o início de 2019 em relação ao ano anterior, devido à seca e desmatamento incentivados pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro”

@nytimes “Incêndios na Floresta Amazônica aumentaram neste ano. A maioria dos incêndios foram feitos por fazendeiros limpando suas terras e estão devastando áreas desabitadas da floresta tropical e invadindo áreas povoadas no norte do país”

@FoxNews “Bolsonaro tem sido criticado nas últimas semanas, depois que dados do Instituto de Pesquisa Espacial do Brasil indicam um aumento no desmatamento na Amazônia no último trimestre, maior do que no mesmo período dos três anos anteriores”

@Telegraph “Os cientistas dizem que as perdas aumentaram desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro, e o aumento do desmatamento no Brasil criou o apelido de ‘Capitão Motosserra’.”

@CNN ” Os incêndios na Amazônia batem recordes. Os cientistas alertam que isso poderia causar um golpe devastador na luta contra as mudanças climáticas.”

Confira a #thread no twitter com as notícias veiculados em jornais do mundo:

Leia também