edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Apoio à jornada de luta dos servidores municipais, estaduais e federais no Pará

Edmilson Rodrigues na Alepa

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Na manhã de ontem (17) participei da passeata que marcou o primeiro dia de paralisação dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, que lançaram campanha salarial unificada. O protesto saiu da Escadinha do Cais do Porto, no centro de Belém, em direção à Secretaria Municipal de Administração (Semad) e depois ao Centro Integrado de Governo (CIG). A data base será no próximo dia 1o de abril. E a principal reivindicação é o reajuste salarial de 15%.

Cerca de 300 trabalhadores participaram do ato. Servidores de vários municípios; de vários setores, como saúde, educação e meio ambiente; de diferentes esferas de administrativas; e de representações de vários sindicatos e centrais sindicais engrossaram a voz nas ruas de Belém.

Hoje, no segundo dia de paralisação, dentre os três que serão realizados, haverá protestos em frente à Prefeitura de Belém e à Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Ainda, hoje e amanhã os servidores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) também vão paralisar 50% do atendimento, dentre às 8 horas e às 10h30 da manhã. Amanhã também haverá outra manifestação em frente à Secretaria de Estado de Administração (Sead) para cobrar que o governo sente para negociar com os trabalhadores.

A paralisação do funcionalismo público obedece ao calendário nacional de várias categorias, como da educação, da saúde, do fisco e da assistência social. O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) reclama que o projeto de lei sobre a campanha salarial está há dois meses na Assembleia legislativa do Pará sem que ainda tenha sido apreciado.

Durante a manifestação, fiz questão de declarar meu apoio ao movimento dos trabalhadores, que entra na campanha salarial fortalecido pela unificação, pois valorizando o servidor público, se está valorizando o serviço público e, em consequência, também se está valorizando a sociedade que dela depende.

Neste sentido, nos termos regimentais, apresento esta MOÇÃO de irrestrita solidariedade à jornada de lutas dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, que a partir desta segunda (17), iniciaram uma paralisação que se estenderá até a próxima quarta-feira (19), para chamar a atenção às justas demandas da categoria.

Que o inteiro teor desta Moção seja encaminhado ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), ao Sindicato dos Servidores Públicos do Pará (Sepub), ao Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran), Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da gestão ambiental no Estado do Pará.(Sindambiental) e ao Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará (Sindtifes).

Palácio Cabanagem, 18 de março de 2014.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL