Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Aprovado reajuste aos PMs

3 de abril de 2014 , , , ,

Os deputados estaduais aprovaram,à unanimidade, nesta quarta-feira, 3, o Projeto de Lei 34/2014, iniciativa do Executivo, que estabelece a política de remuneração de Policiais Militares e Bombeiros Militares do estado do Pará.

O deputado Edmilson Rodrigues (Psol) conseguiu convencer o governo, na véspera, a incluir no PL o aumento do adicional de risco de vida, de 70 para 80%; e a garantia de reajuste salarial de 11% para os praças este ano. O projeto original previa 11% apenas para os oficiais e 7% aos praças.

“O governo cometeu um erro que faz parte de um tipo de gestão centralizadora de decisões e autoritária, que elabora um projeto sem ouvir a população. O estado não é uma máquina privada”, criticou Edmilson, voltando a observar que a proposta dividiu os militares, que lotavam as galerias da Alepa.

Porém, apesar de aprovar o projeto, os partidos da base governista rejeitaram, por 20 votos a 15, a emenda que garantia o aumento escalonado de 110% ao longo de quatro anos não apenas para os oficiais, como inicialmente previsto, mas também para os praças.

Apesar do projeto prever que o aumento progressivo apenas aos oficiais, foi negociado previamente com o governo a promessa de criar um grupo que acompanhe a capacidade financeira do estado em arcar com o reajuste igual para os praças dentro de cinco anos. E, para isso, os oficiais aceitaram obter o reajuste progressivo também até 2018.

Insatisfeitos, os praças criticaram os deputados da base governista por não garantirem isonomia entre os membros da corporação.

Leia também