Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Bolsonaro corta bolsas de pesquisas no país

O governo Jair Bolsonaro (PSL) cortou nesta quarta-feira (8) bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Foram atingidos benefícios em 5 programas: DS (Demanda Social); Proex (Programa de Excelência Acadêmica); Prosuc (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior); Prosup (Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares); e PND (Programa Nacional de Pós-Doutorado).

As bolsas eram de alunos que apresentaram seus trabalhos recentemente e seriam destinadas a estudantes aprovados em processos seletivos concluídos ou em andamento. Isso causará danos irrecuperáveis tanto à ciência quanto ao desenvolvimento do país, perdendo recursos já investidos, e gerando fuga de cérebros e escassez de cientistas qualificados, com impactos de longo prazo para diversos setores: afetará vacinas, energia, agricultura e até economia.

Para o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), crítico das medidas de desmonte da educação no país, é lamentável que o governo trate a educação pública como principal inimiga da nação. Essas medidas representam um retrocesso sem prescendentes e colocam em risco o futuro do país.

Leia também