edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Celebrar a vida e a obra de Ruy Barata rumo ao seu Centenário

No próximo dia 25 de junho, a partir das nove da manhã, uma programação completa de teoria, música, poesia e bate-papo, marcará a abertura das comemorações rumo ao Centenário do poeta Ruy Barata, um dos mais importantes pensadores brasileiros e cuja a palavra segue sendo cantada por grandes nomes da música brasileira e regional.

Ruy Barata, um dos mais importantes pensadores brasileiros.

Ruy Paranatinga Barata (1920-1990) nasceu e completaria 99 anos justamente em 25 de junho. Foi advogado, cartorário, jornalista, poeta, professor e exerceu intensa atividade política, elegendo-se deputado estadual em duas legislaturas (1947-1954). Como jornalista, até 1964 dirigiu o suplemento literário de ‘A Província do Pará’, além de ter sido titular da cadeira de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Artes (mais tarde incorporada à Universidade Federal do Pará). Em 1964, com o golpe militar, foi preso, demitido do cartório e aposentado compulsoriamente do magistério superior.

Saindo da prisão, passou a sobreviver como advogado. Com o advento da anistia, em 1979, voltou à atividade acadêmica, sendo readmitido na Universidade Federal do Pará. Com seu filho, Paulo André Barata, compôs em parceria um vasto número de canções que se tornaram referência no país e no Pará.

Não se pode falar de música e poesia paraenses sem que seu nome esteja presente. Ruy Barata é parte da História do Pará e por isso, deve ter sua obra preservada e valorizada, bem como, sua genialidade exaltada.

O evento acontecerá na Casa das Artes, na lateral da Basílica de Nazaré e no Parque da Residência. Confira a programação completa:

9 horas: a programação abre com uma mesa-redonda que vai abordar diversos aspectos da obra poética de Ruy Barata, tendo como expositores Lília Chaves (“Anjo dos Abismos; o anjo e os amigos”); Amarílis Tupiassu (“Do Anjo dos Abismos ao Nativo de Câncer: estilos em transição”); Marinilce Coelho (“Ruy Barata: a poesia para além de uma geração”) e João de Jesus Paes Loureiro (“Ruy Barata: o poeta e o letrista”), com mediação do professor e poeta Paulo Nunes, no dia 25 de Junho, considerado o Dia da Poesia no Pará, de 9 às 12 horas, no auditório da Casa das Artes.

15 horas: Workshop – Caricaturas e Ilustrações, com Biratan Porto e J. Bosco Azevedo, no Auditório da Casa das Artes.

19 horas: reunião festiva em volta da estátua de Ruy Barata, no Parque da Residência.

20 horas: Show Musical – Ruy 99 quase 100, com as participações de Andrea Pinheiro, Renata Del Pinho e Banda, no Teatro Gasômetro, Parque da Residência.