edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Com emenda do deputado Edmilson, Memorial César Leite é lançado na UFPA

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) participou na tarde desta segunda-feira, 3 de junho, da mesa de abertura do II Seminário de História 1969, com o tema “10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978)”, que aconteceu no Auditório Setorial Básico 2, da Universidade Federal do Pará. O evento é promovido pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFPA) e pelo Grupo de Pesquisa “Os governos militares na Amazônia entre Memórias e a História” e segue até 5 de junho.

A ideia é debater os anos em que o Ato Institucional nº 5 (AI-5) esteve em vigor durante a Ditadura Militar, e os acontecimentos deste período no Pará e na Amazônia. Além do deputado Edmilson, participaram da mesa, o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Fernando Neves e a professora e historiadora, Edilza Fontes, que é coordenadora do Seminário.

Memorial César Leite: o projeto visa a preservação de acervos documentais digitais de 1964-1984 no Pará.

O parlamentar distribuiu e autografou alguns exemplares do seu livro “Saga Contra Hegemônica: Reflexões sobre a possibilidade do futuro socialmente justo e ecologicamente equilibrado”

Na ocasião houve o lançamento do site Memorial César Moraes Leite, que tem um acervo riquíssimo de documentos do período de regime militar, que incluem mais de 200 mil digitalizações de jornais paraenses da época, além de um acervo com documentos, entrevistas, fotografias, correspondências, entre outras.

O site faz parte do projeto “Memorial César Leite”, que recebeu emenda parlamentar do deputado Edmilson Rodrigues, e que faz uma homenagem ao estudante que faleceu após levar um tiro dentro de sala de aula, em 1980 na UFPA. Com emenda de 2018, o projeto visa a preservação de acervos documentais digitais de 1964-1984 no Pará.

“Fico muito indignado quando ousam defender a ditadura no Brasil, essas pessoas não fazem ideia do que significa a violência da repressão, de ter que se esconder por fazer parte de algum movimento estudantil”, refletiu o professor Edmilson, enaltecendo também a importância de divulgação desses acontecimentos, no Pará, através do site.

O reitor Emmanuel Tourinho, fez questão de elogiar e agradecer por todo o apoio financeiro do deputado Edmilson Rodrigues. “O apoio do deputado Edmilson tem sido muito importante para atravessarmos esse momento de crise na Universidade. Além disso, ele está sempre conosco na defesa da Universidade Pública e denúncia dos cortes que estamos sofrendo”, comentou Tourinho.

Ao final do evento, o parlamentar distribuiu e autografou alguns exemplares do seu livro “Saga Contra Hegemônica: Reflexões sobre a possibilidade do futuro socialmente justo e ecologicamente equilibrado”, para os participantes que estavam na plateia.