edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Comissão de Meio Ambiente aprova realização de audiência pública proposta por Edmilson Rodrigues

O requerimento apresentado pelo deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) pedia realização de audiência pública para debater o futuro das áreas protegidas no Brasil. O documento foi aprovado nesta manhã (18/03) em reunião da Comissão de Meio Ambiente e a audiência ainda será agendada.

 

Para o evento, Edmilson indica a participação dos seguintes representantes de entidades. Aluísio Leal – historiador, especialista em História Econômica – Professor da Universidade Federal do Estado do Pará; Guilherme Carvalho – técnico da FASE-Amazônia; Sônia Guajajara – coordenadora executiva da APIB; Nurit Bensusan – especialista em áreas protegidas e colaborador do Instituto Sócioambiental (ISA); Representante da Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas e Conselho Nacional das Populações Extrativistas.

 

Para o deputado, é de suma importância o debate nesta comissão, pois as áreas protegidas não estão imunes a ameaças. O desmatamento, as estradas, a mineração, a exploração madeireira e a tentativa de desafetação de algumas áreas são exemplos de impactos diretos sobre as Áreas Protegidas. Outros fatores, como a caça, a grilagem, a agropecuária, a fragmentação e os potenciais impactos indiretos gerados por projetos de infraestrutura também constituem sérias ameaças sobre essas localidades, indicando uma grande pressão política e de interesses econômicos sobre as Áreas Protegidas.