edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Congratulações a Salomão Habib pelo lançamento do livro “Tó Teixeira: o Poeta do Violão”

Trinta anos após o falecimento do grande artista paraense, Antônio Teixeira do Nascimento Filho, o “Tó Teixeira” – que empresta o nome artístico à Lei de Incentivo à Cultura no Município de Belém – receberá justa homenagem no próximo dia 20 de março, com o lançamento do livro “Tó Teixeira: o Poeta do Violão”, de autoria do músico Salomão Habib, no Theatro da Paz, às 20 horas.

A obra acompanha três CDs com músicas inéditas de Tó Teixeira, um DVD com documentário e peças musicais interpretadas por Habib, além de um livro de partituras e a coletânea de peças comentadas. Trata-se de um trabalho resultante de ampla pesquisa realizada, nos últimos 20 anos, por Habib, que se diz “confesso discípulo” de Tó Teixeira.

Tó Teixeira, faleceu em 29 de outubro de 1982, aos 89 anos de idade. Ele deixou 300 peças musicais, entre valsas, sambas, marchas, choros, ladainhas, polcas, batuques, canções, maxixes, carimbós e musicais para o teatro de revista, especialmente de inspiração popular, como “Pato no Tucupi é Gostoso” e “Vamos tomar Café”. Tó Teixeira era um autodidata, que sobrevivia do ofício de encadernador de livros e residia no bairro do Umarizal – que, na época, abrigava ex-escravos e seus descendentes. de origem humilde, convivia com seresteiros e boêmios e inspirava apresentações populares, como cordões de pássaros, bumbás, ladainhas e pastorinhas. Mas foi em 1925, que ele tornou-se o primeiro negro a entrar para os salões aristocráticos, onde se apresentava como cantor e violonista, mas também como baixista.

Segundo o grande cientista, pesquisador e escritor Vicente Salles, recém-falecido, Tó Teixeira representou “um marco na história da música popular urbana do Pará.” O trabalho de Habib tem importante valor histórico ao povo do Pará e também de resgate e difusão da música popular que enobrece o nosso Estado.

Diante do exposto, nos termos regimentais, apresento Moção de Congratulações ao músico Salomão Habib em razão do lançamento do livro “Tó Teixeira: o Poeta do Violão”, importante trabalho de pesquisa musical, que valoriza e resgata a vida e a obra deste artista indispensável para a cultura do Pará e do Brasil.

Que desta Moção seja dado imediato conhecimento ao músico e pesquisador paraense Salomão Habib.

Palácio Cabanagem, 19 de março de 2013.

Edmilson Brito Rodrigues
Deputado Estadual – PSOL