edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Congratulações ao povo venezuelano pela eleição de Nicolás Maduro

Em Caracas, às 23 horas do domingo passado, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarava vitória a Nicolás Maduro, novo presidente da República Bolivariana da Venezuela.

Essa foi a primeira eleição presidencial sem Hugo Chávez desde que o presidente foi eleito pela primeira vez, em 1998. Ele passou por quatro eleições democráticas, sendo que na última derrotou o governador do Estado de Miranda, Henrique Capriles, também rival de Maduro no pleito do dia 14. Chávez, o grande comandante da revolução bolivariana, faleceu há pouco mais de um mês após uma longa batalha contra um câncer na região pélvica.

Nicolás Maduro, 50 anos, tem uma trajetória brilhante na luta do povo. Foi motorista de ônibus, Deputado Nacional, Ministro de Relações Exteriores e Vice-Presidente de Chávez.

Vencendor com 50,66%, numa eleição marcada pela transparência e plena liberdade de expressão, Maduro promete dar seguimento ao projeto de profundas transformações sociais e políticas que tiveram início com a primeira eleição de Hugo Chávez. “Não voltarão. Não voltarão. Não voltarão. Não voltarão”, bradaram as pessoas presentes ao Palácio de Miraflores, em referência às elites venezuelanas, representadas pelo candidato adversário, que dominaram o país durante toda a chamada Quarta República marcada por um quadro social de opressão sobre as maiorias.

Neste contexto, nos termos regimentais, apresento MOÇÃO de Congratulações ao povo venezuelano pela eleição, no último domingo, 14, de Nicolás Maduro para presidente da República Bolivariana da Venezuela.

Que o inteiro teor desta Moção seja transmitido ao embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz, e ao Cônsul da Venezuela no Pará, Carlos Avilio Dávila.

Palácio Cabanagem, 16 de Abril de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL