edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Congratulações aos 80 anos do imortal Nazareno Tourinho.

nazareno tourinho e edmilson rodrigues 2014

Senhor Presidente,
Senhores Deputados,
Senhoras Deputadas,

Nazareno Bastos Tourinho, nome consagrado da literatura brasileira e defensor da solidariedade e do amor dentre os homens, completou nesse 06 de dezembro, 80 anos.

Um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro, poeta e escritor, Nazareno nasceu em Belém em 1934. Logo cedo, ingressou na cena do teatro escrevendo peças memoráveis, as quais emprestam para a cultura paraense um status de importante núcleo da cultura nacional das artes cênicas. Ainda jovem, Nazareno foi citado como um dos novos autores da literatura nacional, ao lado de Ariano Suassuna e Dias Gomes, entre outros. Como exemplo de sua potência criadora foi eleito para a Academia Paraense de Letras antes de completar 35 anos de idade.

Com trinta livros publicados e quatorze peças, Nazareno Tourinho é um das referências mais extraordinárias de nosso cenário cultural. Humanista, detentor de um visceral compromisso com a libertação de homens e mulheres do jugo da exploração e da opressão, ele dá o exemplo de desprendimento e de solidariedade ao abrir dos direitos autorais de quase todas as suas obras em prol de causas sociais e populares.

Em sua notável trajetória dentro da literatura brasileira, com particular cuidado para nossa região, Nazareno Tourinho foi homenageado com diversos prêmios e vários títulos honoríficos. Como parte deste reconhecimento, surgiu a lei, de minha autoria, que institui a Comenda do Teatro Paraense “Nazareno Tourinho”.

Nazareno é acima de tudo um gênio militante das causas do povo. Espírita de prática revolucionaria, ele é uma inspiração aos que lutam por um futuro justo e feliz.

Nesses termos, apresento, com base nas disposições regimentais, MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES pela passagem do 80º aniversário do imortal Nazareno Tourinho.

Que o inteiro teor desta MOÇÂO seja dado a conhecer ao poeta e dramaturgo Nazareno Tourinho, à Academia Paraense de Letras, à Academia Brasileira de Letras e à Escola de Teatro de Dança da Universidade Federal do Pará.

Palácio Cabanagem, 9 de dezembro de 2014.

Edmilson Brito Rodrigues
Líder do PSOL