edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Congratulações pelo 386º aniversário do Ver-o-Peso

O mercado do Ver-O-Peso, completa em 27 de março, 386 anos de história. Às margens da baía do Guajará se afirma, mesmo diante do atual quadro de abandono, como o principal ponto turístico e cultural da capital, sendo considerada a maior feira ao ar livre da América Latina.

No século XVII, onde hoje funciona o Mercado Ver-o-Peso, numa área que era formada pelo igarapé do Piri, os portugueses instalaram um posto de fiscalização e tributação dos gêneros trazidos para a sede da capitania. Este posto foi denominado Casa de Haver o Peso, que também tinha como atividade o controle do peso dos produtos comercializados. No início do século XIX, o igarapé Piri foi aterrado e, na sua foz, foi construída a doca do Ver-o-Peso.

Embora a cidade estivesse tomada pela revolução popular da Cabanagem, a Casa de Haver o Peso funcionou até meados do ano de 1839. Em outubro deste mesmo ano, a repartição foi extinta e a Casa foi arrendada e destinada à venda de peixe fresco.

Em 1847, com o término do contrato de arrendamento, a Casa foi demolida e iniciada a construção dos Mercados de Peixe e de Carne. A construção do Mercado de Ferro foi autorizada pela lei municipal nº 173, de 30 de dezembro de 1897, e sua edificação, com o projeto de Henrique La Rocque, teve início no ano de 1899. Toda a estrutura de ferro do Mercado foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau da belle époque.

Inaugurado em 1901, o mercado de ferro do Ver-O-Peso faz parte da alma de Belém. Falar de Belém é falar do Ver-o-Peso, mistura acesa das cores e cheiros que são a identidade do nosso povo. Em suma, o Ver-O-Peso é o coração pulsante da capital de todo o povo do Pará.

Foi exatamente por este motivo que ao longo do período em que tive a honra de governar Belém, entre 1997 e 2004, coordenei a mais profunda reforma em todo o Complexo do Ver-o-Peso, revitalizando-o do ponto de vista arquitetônico, mas, ao mesmo tempo, investindo na valorização da extraordinária riqueza humana representada por seus milhares de trabalhadores e frequentadores.

Assim, nos termos regimentais, apresento esta MOÇÃO de congratulações pelo transcurso do 386º aniversário do Ver-o-Peso, mais importante monumento histórico-cultural do povo paraense.

Que o inteiro teor desta MOÇÃO seja imediatamente encaminhado à Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Mercado do Ver-O-Peso e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Secção Pará.

Palácio Cabanagem, 26 de março de 2013.

Deputado Edmilson Rodrigues
Líder do PSOL