edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Deputados vão mediar negociação entre professores e Prefeitura de Barcarena

A Assembleia Legislativa do Pará aprovou, nesta terça-feira, 20, a constituição de uma comissão externa de deputados para tentar mediar um acordo entre a Prefeitura de Barcarena e os professores da rede municipal de ensino, que estão em greve há quase três meses. O requerimento, de iniciativa do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), foi aprovado pela unanimidade dos deputados.

“São muitos dias em greve. O prejuízo à sociedade é enorme. As crianças estão sem aula. É um atraso na alfabetização. Não é justificável que não haja uma concessão por parte da prefeitura. Barcarena é um dos municípios com maior arrecadação do Estado, mas que retribui com um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Vou conversar com todos os deputados que têm atuação no município para fazerem parte da comissão externa”, falou Edmilson.

O requerimento foi protocolado no último dia 11 de junho, mas só foi apreciado agora, após o autor ter formulado o pedido de urgência para a votação. No final de junho, Edmilson e o deputado Edilson Moura (PT) visitaram o município de Barcarena, quando conversaram com os grevistas e os representantes da prefeitura, mas não foi possível construir um acordo para o fim da greve. “Chegamos a negociar o fim da greve, mas uma secretária (do município) emperrou (a negociação)”, disse Edmilson. A comissão tem o peso de representar oficialmente o ingresso da Casa de Leis na negociação.