edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Desmatamento na Amazônia aumentou em outubro, segundo o Imazon

O desmatamento na Amazônia Legal foi de 487 km² em outubro, aumento de 377% em relação ao mesmo mês de 2011. Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) e divulgados pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O instituto avisou que foi possível monitorar 83% do território, bem acima do registrado em outubro de 2011 (51%), quando havia mais nuvens atrapalhando a precisão das imagens.

O desmatamento acumulado no trimestre agosto a outubro de 2012 somou 1.151,6 km². Foi um aumento de 125% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Pará continua liderando o desmatamento na Amazônia, respondendo por 36% do total em outubro, seguido pelo Mato Grosso (30%) e pelo Amazonas (17%).

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram 266,5 km² em outubro. Em relação ao mesmo mês de 2011 ocorreu diminuição de 42%. Desmatamento é o número que indica a retirada total da mata, e degradação é o resultado de florestas muito exploradas para retirada de madeira ou queimadas.

As áreas privadas responderam por 62% do desmatamento e os assentamentos de reforma agrária por 23%. Houve registro também de corte da floresta em unidades de conservação no Pará, em Rondônia, no Acre, no Amazonas e no Tocantins (12%), e em terras indígenas (3%). Os municípios mais desmatados foram Colniza, no Mato Grosso, e São Félix do Xingu, no Pará.

O desmatamento registrado pelo SAD em outubro lançou à atmosfera 26 milhões de toneladas de CO2 equivalente (medida usada para comparar as emissões de vários gases que provocam o efeito estufa). O dado do trimestre (agosto a outubro de 2012) representa aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados oficiais de desmatamento na Amazônia são divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Imazon divulga seus dados há vários anos e desde julho vem trabalhando no SAD com o Google.

Fonte: Valor Online