edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson critica entrega de gestão da Santa Casa para iniciativa privada

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) integrou a comissão de deputados que visitou na tarde desta terça-feira, 23, o novo prédio da Fundação Santa Casa de Misericórdia. Segundo a presidente da instituição, Eunice Begot, as obras já estão em fase de conclusão e resultarão na ampliação de 110 leitos. Edmilson manifestou, na ocasião, sua preocupação com a possibilidade da nova unidade hospitalar pública ser entregue à iniciativa privada para administrar. “A obra está muito bem planejada e é de boa qualidade, como vimos nessa visita. Mas não podemos admitir que esse novo hospital público, feito com dinheiro público, seja entregue para que a iniciativa privada administrar, pois a vida não pode ser vista como mercadoria”, destacou Edmilson. O novo prédio foi apresentado por Eunice Begot e pelo secretário de Estado de Obras Públicas, Joaquim Passarinho.

O prédio atual da Santa Casa possui um total de 406 leitos. Já o novo prédio terá 332 leitos, que somados aos que ainda permanecerão em funcionamento no antigo prédio totalizará 516 leitos. Os demais leitos serão adaptados para outros usos e atendimentos, que contribuam com a melhoria do atendimento, como salas-laboratórios para estudantes de Medicina, entre outras finalidades. A obra foi iniciada em 2009, na gestão da ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT), e foi orçada, inicialmente, é pouco mais de R$ 68 milhões. Mas, vários aditivos foram pagos ao contrato com a construtora Scham e a construção acabou ficando em quase o dobro, cerca de R$ 125 mil.

Representantes do Sindicato dos Médicos participaram da visita e disseram que há um indicativo forte de que uma Organização Social (O.S) irá ser a gestora do hospital, à exemplo do que foi feito com o Hospital Metropolitano, na primeira gestão do governador Simão Jatene. “Não podemos aceitar isso porque isso provocou a verdadeira falência do Hospital Metropolitano, que opera de forma problemática”, acrescentou Edmilson, prometendo se manifestar de forma firme e contrária, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a mais essa tentativa de privatização da saúde no Pará. Também participaram da visita os deputados petistas, Carlos Bordalo e Alfredo Costa, além da deputada Nilma Lima (PMDB), autora do requerimento que solicitou a visita parlamentar e a deputada Tetê Santos (PSDB).