edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson critica privatização dos hospitais da UFPA

A manifestação dos estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), que inviabilizou a reunião em que o Conselho Universitário (Consun) iria votar a entrega da administração dos hospitais universitários para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na última terça-feira, 17, recebeu o apoio do deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL). Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Estado, nesta quarta-feira, 18, o parlamentar classificou como “genocídio” a iniciativa de privatização da saúde. A transferência da administração dos hospitais universitários, em todo o país, é uma determinação do governo federal. No Pará, a medida atinge os Hospitais João de Barros Barreto e Bettina Ferro.

“A iniciativa privada é movida pelo lucro, não pela lógica da vida. A única possibilidade de lucro para eles (empresários) é a doença. A saúde é um bem social não privatizável. A saúde tem que ser gerida pelo poder público. Lastimo que a UFPA, apesar da autonomia que lhe é garantida constitucionalmente, se submeta à lógica perversa dessa ideologia neoliberal de lucro pelo lucro. Isto é um crime lesa pátria”, criticou, na tribuna.

Apesar da pressão dos estudantes, os membros do Consun votaram por e-mail. No início da noite foi divulgada a aprovação da adesão da UFPA à Ebserh. Do total de 71 votos computados (81% dos eleitores), dos quais 68 (96% dos votantes) foram favoráveis à adesão, dois contra (3%) e uma abstenção (1%). Será assinado um contrato com a empresa para que elas administrem os hospitais.