edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson defende aprovação do Some

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) conclamou os demais parlamentares  a se engajarem na defesa do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), que há 34 anos leva educação pública ao interior paraense, onde inexiste estrutura de funcionamento regular da rede estadual de ensino. “Precisamos apoiar a manutenção e o desenvolvimento do Some”, destacou durante a sessão especial que debateu o projeto de lei que regulamenta o Some, em trâmite na Assembleia Legislativa do Pará. O evento aconteceu na segunda-feira, 31, na Alepa.

A imposição da lotação por rodízio foi criticada pelos professores, assim como a falta de infraestrurura e a má qualidade dos alojamentos destinados aos educadores.

Edmilson alertou que a Lei do Some teria que ser aprovada até esta semana para entrar em vigor este ano, conforme o prazo fixado na legislação eleitoral. “Por acordo de lideranças (de partidos da Casa) é possível dispensar os interstícios para levar o projeto à pauta na quarta-feira, 2”, defendeu.

O líder do Psol propôs emenda ao projeto com o objetivo determinar a assinatura de cooperação entre governos federal, estadual e municipais para operacionalizar as atividades do Some, já que o texto do PL apenas autoriza a parceria. “É preciso levar em conta o bem comum”, justificou.

Outra preocupação de Edmilson é que o PL passe a determinar o pagamento do adicional correspondente ao Some quando o professor estiver em licença saúde ou licença prêmio.