edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson defende autonomia da UEPA

Edmilson Rodrigues em reunião com docentes da UEPA (2)

Em reunião com a pró-reitora de extensão da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Maria Marise Duarte, o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) propôs apresentar à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) requerimento solicitando a realização de uma sessão especial para discutir a situação da instituição. A proposta do deputado é realizar um evento suprapartidário, que reúna todos os atores envolvidos com a questão da educação pública e desenvolvimento do Estado para discutir a autonomia e o papel estratégico da instituição para o desenvolvimento técnico-científico do Estado. “A UEPA tem papel estratégico para o desenvolvimento técnico-científico de nosso Estado e região, mas para exercer esse papel precisa ter, efetivamente, autonomia, o que só é possível se tiver orçamento próprio para gerir e desenvolver suas ações e projetos para melhoria da educação”, defendeu Edmilson, durante a reunião realizada na última segunda-feira, 17, no campus da UEPA no Telégrafo.
De acordo com Edmilson, o governo do Estado precisa enxergar a UEPA como uma instituição estratégica para pensar o desenvolvimento técnico-científico do Estado. Além disso, segundo o deputado, é preciso que todos os parlamentares, gestores, representantes da sociedade civil e movimentos sociais e sindicais se envolvam nesse processo. Por essa razão, Edmilson propôs conclamar todos os interessados nessa discussão a participar da sessão especial, cujo requerimento ele apresentou na sessão desta terça-feira, 18. Além disso, o líder do PSOL na Alepa se comprometeu em dispor de recursos para a instituição, através de emenda parlamentar. Segundo ele explicou à pró-reitora, Marise Duarte, cada parlamentar possui um total de R$1,5 milhão em recursos para emendas parlamentares. No entanto, isso não é garantia de liberação pelo governo, pois muitas entidades deixam de receber os recursos por conta das exigências burocráticas e disponibilidade orçamentária.
A pró-reitora Marise Duarte, junto com sua equipe técnica da UEPA, apresentou durante a reunião, um quadro de 59 projetos existentes na instituição, dos quais 49 já foram aprovados, porém muitos desses ainda estão sem financiamento para sua execução. As verbas orçamentárias de emenda parlamentar serão disponibilizadas para a execução desses projetos. Edmilson Rodrigues se comprometeu, junto com os deputados estaduais Alfredo Costa e Edilson Moura (ambos do PT), presentes na reunião, de dialogarem para planejar a melhor forma e projetos para serem financiados com recursos das emendas parlamentares.

 

Edmilson Rodrigues em reunião com docentes da UEPA (1)