edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson defende que Estado decrete emergência em municípios afetados pela queda da ponte sobre o rio Moju

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol) reivindicou que o governo do estado decrete situação de emergência em relação aos municípios afetados pela queda da ponte sobre o rio Moju. “Os municípios, como Tailândia e Moju, entre outros adiante, sofrem prejuízos econômicos e sociais desde que a balsa a serviço da Agropalma se chocou contra um dos pilares da ponte, derrubando parte dela, no último dia 23 de março”, justificou, durante a sessão especial da Assembleia Legislativa do Pará, nesta quinta-feira, 15.

“Temos três níveis de responsabilização: federal, estadual e municipais. O governo federal não pode se omitir. É importante que o governo decrete (a emergência). Há de se liberar recursos da Defesa Civil para socorres os municípios. As prefeituras são o elo fraco, ainda mais com a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse acidente gera um gasto imprevisto”, destacou Edmilson.

O psolista defendeu que a Procuradoria Geral do Estado interponha uma ação contra a Agropalma para que a empresa ajude a arcar com o custo da solução do problema. Ele sugeriu que a saída das balsas seja melhor organizada em relação à chegada dos ônibus para evitar que estudantes e trabalhadores amarguem quatro horas diários de espera para cruzar o rio, conforme Edmilson constatou em audiência com as comunidades, no Moju, na semana passada. “O governo poderia, por exemplo, contratar os pequenos barqueiros que atravessam o rio, para que atendam à população. Hoje, só atravessa quem tem dinheiro, denunciam os moradores.”

Diante dos secretários estaduais de Transporte e de Segurança Pública, Eduardo Corrêa e Luís Fernandes Rocha, e dos demais deputados, Edmilson cobrou agilidade na liberação do laudo que apura o acidente, o reforço da sinalização no rio para evitar novos abalroamentos, o aumento da Segurança Pública na área e o diálogo com as comunidades, que não são informadas sobre a solução do problema.