edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson destaca papel político de Almir Gabriel

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), ao tomar conhecimento da morte de Almir Gabriel, comentou, no plenário da Assembléia Legislativa do Pará, que teve divergências políticas com o ex-governador, mas tiveram unidade filosófica, pois ambos lutaram contra a Ditadura Militar e em defesa da democracia e da liberdade. “As críticas não devem se sobrepor ao reconhecimento da importância histórica que teve Almir Gabriel”, destacou.

Edmilson lembrou que ele e Almir tiveram governos de oposição, quando o psolista era prefeito de Belém e o então peessedebista, governava o Estado do Pará. “Poucas pessoas lembram que eu e o Almir estivemos juntos para resolver a ameaça de greve do funcionalismo público estadual, em 1990, quando ele era senador e eu, sindicalista e deputado estadual. Naquele ano, contra a vontade da corrente que eu dirigia dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), o partido decidiu apoiar a eleição de Almir para governador. Dividimos palanque em vários municípios. Foi uma campanha bonita, mas ele não foi eleito, enquanto eu fui reeleito deputado”, contou.

O parlamentar também revelou que, quando prefeito, evitava fazer críticas contundentes ao ex-governador em solidariedade ao amigo João Capiberibe, ex-senador do Amapá, que fugiu do Forte do Castelo onde esteve preso pelos militares na época da ditadura com a ajuda de Almir. Edmilson manifestou solidariedade à família e aos correligionários do ex-governador em nome de um dos filhos dele, Almirzinho Gabriel, reconhecido músico e compositor paraense.