edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson destina recursos para o Instituto Histórico e Geográfico

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) se comprometeu em apresentar emendas que possibilitem a alocação de recursos em favor da manutenção e da recuperação dos objetos históricos do rico acervo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP). Nesta terça-feira, 3, quando comemora 113 anos de fundação, o IHGP foi reaberto ao público após passar três anos fechado para recuperação do Solar Barão do Guajará, imóvel tombado pelo Patrimônio Histórico, que serve de sede para o instituto.

Na breve solenidade de reabertura do instituto, a diretora do IHGP, antropóloga Anaísa Virgolino, narrou as dificuldades enfrentadas pela administração colegiada, como a conclusão de apenas 80% da recuperação do imóvel pelo programa Monumenta, do Ministério da Cultura em parceria com a Prefeitura de Belém. O instituto também estava cheio de dívidas, inclusive de impostos, que impediram a obtenção de certidões negativas capazes de possibilitar a busca de recursos públicos para a manutenção da entidade. Os diretores buscaram patrocínio privado e apoio apoio de sócios-colaboradores. “Hoje, regularizamos quase todas as pendências, já temos certidão negativa. Ainda temos dívida de conta de água, que estamos pagando”, contou.

Os diretores contaram que, apesar das dificuldades, conseguiram contratar especialistas para restaurar gravuras, telas e fotografias históricas, datados do Império, dos séculos XVIII e XIX, entre outros, que estão sob a guarda do instituto. O acervo, que livros, documentos e móveis históricos, está sendo todo reorganizado, higienizado e restaurado.

“É uma honra visitar este instituto. A última vez que estive aqui, havia o risco de ruir. Foi muito importante que a recuperação, mesmo que incompleta, conseguisse estabilizar o prédio”, destacou Edmilson. Ele defendeu o desenvolvimento de atividades no Solar do Barão do Guajará a fim de atrair o público. O deputado se ofereceu para ajudar a captar recursos para o IHGP, seja por meio do diálogo com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará ou por meio de emenda parlamentar de sua iniciativa.