edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson e DPU visitam obras abandonadas do Portal Amazônia

Edmilson Rodrigues deputado federal visita obras no Portal da Amazonia (5)

O abandono das obras de habitação das famílias remanejados do Portal Amazônia, no bairro do Jurunas, foi conferido de perto pelo deputado federal Edmilson Rodrigues (Psol) e o defensor público chefe da Defensoria Pública da União, Cláudio Luiz dos Santos, na manhã deste sábado, 18. Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Projeto Portal da Amazônia (AMPPA), Mauro Tavares, 344 famílias que seriam remanejadas da área, apenas foram retiradas de suas casas e há sete anos recebem o auxilio-aluguel de R$ 500,00, valor considerado insuficiente para a manutenção de outra moradia temporária, enquanto permanecem sem expectativa de quando voltarão a ter a casa própria. A obra recebeu recursos federais do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC I).

Edmilson anunciou que buscará a solução ao problema junto aos órgãos federais. Já Santos afirmou que vai investir numa solução extrajudicial, inicialmente, junto aos moradores governos municipal, estadual e federal e a empreiteira. “Uma ação judicial levaria muito tempo e os moradores precisam de uma solução imediata”, afirmou.

Após a conclusão do Portal da Amazônia, pelo ex-prefeito Duciomar, apenas 16 unidades habitacionais foram entregues na orla. Taça de informa que, desde 2011, as obras para a construção das demais moradias permanecem paradas. A comunidade levou o defensor-geral e o deputado em dois canteiros de obras, que estavam com as portas abertas e sem vigilância, situados no final da Rua Osvaldo de Caldas Brito e no final da Rua Mundurucus, na área da orla.

Edmilson Rodrigues deputado federal visita obras no Portal da Amazonia (1)

O deputado Edmilson observou que além da obra do Portal, também estão abandonadas as construções habitacionais da Vila da Barca, Taboquinha e Tucunduba. “É um desrespeito com o povo paralisar uma obra. Há famílias que, devido o baixo valor e o atraso no auxílio-aluguel, já fizeram várias mudanças e perderam todos os móveis, que são de material frágil”, disse Edmilson.

“Já roubaram vários materiais da obra, como telhas e caixa d’água. Esse local fica abandonado, se deteriorando. É quanto mais tempo passa, a obra vai ficando mais cara”, reclamou a moradora Angelita Barbosa, uma das remanejadas. O mato vai tomando conta dos terrenos e há água empoçada, que pode servir para a reproducao de mosquitos. Já a idosa Firmina Ribeiro conta que reside de aluguel num beco, num imóvel de dois cômodos com a filha, há sete anos. “O meu filho também morava com a gente, mas foi embora porque a casa é muito pequena. Estamos há sete anos nessa situação”.

O defensor público chefe disse que avalia a situação há um mês e meio. Ele já enviou pedido de informações da obra para a Prefeitura de Belém, mas ainda não recebeu resposta. “Salta aos olhos a ausência de cronograma de obras e o valor do auxilio-aluguel, que está aquém da realidade local. Vamos fazer um levantamento dos valores de aluguel cobrados na área”, anunciou.

 

Edmilson Rodrigues deputado federal visita obras no Portal da Amazonia (3)

Edmilson Rodrigues deputado federal visita obras no Portal da Amazonia (4)

Edmilson Rodrigues deputado federal visita obras no Portal da Amazonia (2)