edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson é recebido com carinho pelos amigos moradores do Riacho Doce

Edmilson Rodrigues em caminhada no Riacho Doce (3)

A tarde desta terça-feira, 26, foi de encontrar os amigos de luta da comunidade Riacho Doce. Abraços, expressões de carinho e de confiança deram o tom do encontro de Edmilson com os moradores daquela área, que tantas obras recebeu quando o candidato a deputado federal (5050) foi prefeito de Belém (1997-2004). “Quando eu fui prefeito o presidente da república era o Fernando Henrique Cardoso, de um partido opositor ao meu, à época, e mesmo assim foi o período em que Belém mais viu obras sendo realizadas”, destacou Edmilson, que realizou caminhada pelo bairro, acompanhado da candidata a deputada estadual e amiga-irmã, Marinor Brito (50.123) e do candidato a governador e amigo, Marco Carrera (50).

Bastante emocionado com o encontro com os moradores e amigos do Riacho Doce, Edmilson lembrou de obras importantes realizadas naquela comunidade, como a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, iniciada em seu governo e abandonada pelos seus sucessores na Prefeitura de Belém. “Duciomar Costa, que sucedeu o meu governo, recebeu do governo federal, do presidente Lula (à época), mais de R$ 40 milhões para dar continuidade às obras do Tucunduba, mas ele não quis e a ex-governadora Ana Júlia Carepa tomou a obra para o Governo do Estado, só que contratou uma empresa ruim e a obra não avançou”, criticou Edmilson, destacando a falta de compromisso dos atuais governantes com a melhoria da qualidade de vida do povo.

Edmilson Rodrigues em caminhada no Riacho Doce (1)

Durante a caminhada muitas foram as expressões de reconhecimento do trabalho e do compromisso de Edmilson com a melhoria da vida do povo. “Ele é um homem de trabalho, é de luta, ele pisa na lama junto com a gente e não é de hoje. Já fez muitas obras que melhoraram a vida da gente, aqui no Riacho Doce. Se hoje nós andamos no asfalto é por causa dele. Lembro também que o atendimento a saúde na época que ele era prefeito era muito bom. Tenho um filho especial e a equipe de saúde sempre vinha em minha casa para cuidar e acompanhar a saúde dele”, lembra a dona de casa, Maria Idalina Gaia, de 64 anos.

De repente, durante a caminhada, um grito de “Edmilson! Edmilson!” silencia a multidão que caminha com Edmilson pelas ruas do Riacho Doce. É a moradora Josefina Corrêa de Lima, de 65 anos, que fez muito barulho, gritando o federal do Povo para lhe dar um abraço, num reencontro emocionante. “Eu voto em ti porque a gente te ama. Você foi o prefeito que mais ajudou o povo de Belém. Asfaltou várias ruas aqui do Riacho Doce, construiu escolas, unidade de saúde e colocou equipes de médicos do Família Saudável para nos atender em nossas casas. Você é um homem de Deus que ajuda os pobres”, declara a Edmilson a moradora.

Sebastião Ferreira de Souza, conhecido no Riacho Doce como “Sabá” é uma liderança comunitária tradicional na luta da comunidade e também declarou seu voto e apoio ao candidato a deputado federal (5050): “voto no Edmilson porque aqui no Riacho Doce a gente tem uma grande admiração por ele porque foi ele que construiu a nossa comunidade. A escola Edson Luís, a unidade de saúde de nosso bairro, a avenida Tucunduba, as pontes, o início das obras de macrodrenagem do Tucunduba, agora obra do PAC, todas foram realizadas em seu governo como prefeito. Edmilson é nosso amigo e sempre esteve ao nosso lado”, declarou Sabá, que foi conselheiro fiscal do Orçamento Participativo durante a administração de Edmilson Rodrigues. Sua missão, à época, era fiscalizar, junto com outras pessoas da comunidade, as obras – que eram decididas pelo povo em assembléias populares do Orçamento Participativo – e executadas pelo Governo do Povo. Esse sistema de participação popular implantado em Belém entre 1997-2004 funcionava em todos os bairros da capital.

Edmilson Rodrigues em caminhada no Riacho Doce (2)

Edmilson Rodrigues em caminhada no Riacho Doce (4)