Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson fala com jovens de Abaetetuba

Edmilson Rodrigues junto aos jovens de abaetetuba

O Doutor em Geografia Humana, Edmilson Rodrigues, candidato a deputado federal fez palestra no 2o Acampamento da Juventude, que reuniu estudantes de comunidades ribeirinhas de Abaetetuba, na tarde do último sábado, 2, naquele município do Nordeste Paraense.

Ao falar sobre o tema “Os desafios da juventude na Amazônia”, Edmilson lembrou do processo histórico da exploração mineral no Pará, desde o garimpo de Serra Pelada, nos anos 80, até os grandes projetos, com destaque à Vale, que não recolhem os impostos proporcionais à riqueza extraída, culminando com a criação da taxa mineral, reduzida em 2/3 pelo próprio governo, o que gerando a perda de receita de R$ 600 milhões.

Edmilson Rodrigues junto aos jovens de Abaetetuba 4

Edmilson falou do abandono dos povos indígenas, que reúnem cerca de 300 povos, da riqueza aquífera que desperta a atenção mundial pelo potencial energético, assim como os danos ambientais causados pela construção de hidrelétricas, como Belo Monte. “A Amazônia muita terra, água e biodiversidade. Mas os agentes dominantes -corporações e países – não valorizam para não ter que preservar. Eles precisam eleger os seus representantes para manter o poder e os grandes negócios.”

Finalmente, Edmilson explanou sobre como a doença do povo se tornou fonte de lucro com.a terceirização administrativa de hospitais públicos pelo governo. “Vivemos dias de fábula, em que se ouve falar de liberdade e direitos, mas a democracia é perversa porque o controle da mídia e do dinheiro é proporcional à vitória daqueles que defendem os interesses dos poderosos”, destacou.

E, nesse contexto, a juventude pobre acaba sendo cooptada pelo crime, em grande medida a partir do tráfico de drogas, e acaba tornando-se vítima, fatal inclusive, da própria violência da qual tornou-se agente. Foi amplamente aplaudido.

Fotos: Marcelo Seabra

Leia também