edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson fortalece a chapa de oposição na Alepa

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) foi candidato a vice-presidência na chapa 2 para compor a mesa diretora na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A chapa, que foi encabeçada pelo deputado estadual Martinho Carmona (PMDB) não foi vitoriosa no pleito, que elegeu a chapa 1, encabeçada pelo deputado estadual Márcio Miranda (PSDB), mas o líder do PSOL avalia como positiva a consolidação de uma oposição ao Governo do Estado, manifestada nos 15 votos à chapa 2. “Essa eleição foi positiva porque não houve apenas a manifestação de uma abstenção, mas a de uma grande quantidade de deputados que se manifestaram contrários a essa tentativa de fazer do governador (Simão Jatene) senhor desta casa”, avaliou Edmilson, fazendo uma comparação com a eleição à mesa diretora, realizada em 2011, quando houve apenas a sua manifestação de abstenção, contra todos os demais que elegeram a chapa única, liderada por Manuel Pioneiro (PSDB).

Logo no início da votação, manifestações de questões de ordem demonstraram o clima de tensão da eleição, já bastante noticiado pela imprensa local. A primeira delas foi apresentada, por escrito, pelo deputado Edmilson, com apoio do deputado Carlos Bordallo (PT), no sentido de que fosse “vedado o ingresso na cabine de votação de quaisquer mecanismos eletrônicos – como celulares e assemelhados – que possibilitem a gravação de imagem do voto do parlamentar”. A outra manifestação, também feita por Edmilson, e acompanhada por vários outros deputados, foi para que os candidatos à presidência se manifestassem sobre as suas propostas para o biênio 2013-2014, à frente da mesa diretora. A proposta do líder do PSOL acabou sendo aprovada por unanimidade. Márcio Miranda e Martinho Carmona fizeram discursos de cinco minutos cada.

Duas chapas concorreram à mesa diretora da Alepa. Na chapa 1, os candidatos foram: Márcio Miranda (PSDB) para presidente, seguido de Júnior Ferrari (PSD), como 1º vice-presidente; Cássio Andrade (PSB), 2º vice-presidente; Eliel Faustino (PR), 1° secretário; Tião Miranda (PTB), 2º secretário; Ana Cunha (PSDB), 3ª secretária; e Tetê Santos (PSDB), 4ª secretária. Já na Chapa 2, estava Martinho Carmona (PMDB) para presidente; Edmilson Rodrigues (PSOL) para 1º vice-presidente; Antonio Rocha (PMDB), 2º vice-presidente; Airton Faleiro (PT), 1º secretário; Josefina Carmo (PMDB), 2ª secretária; Marcos Zimmerman (PT), 3º secretário e Nilma Lima (PMDB), 4ª secretária.

A votação para presidente da casa fechou em 26 votos em favor do candidato tucano contra 15 do candidato peemedebista, que representou a oposição. O segundo momento de votação teve que ser interrompido, no transcorrer do pleito para que fosse feita uma correção na cédula eleitoral, na qual constava o nome do deputado Valdir Ganzer (PT) para o cargo de 2º vice-presidente, onde deveria constar o nome do deputado Antonio Rocha (PMDB). Feita a correção, a votação também encerrou em 26 a 15.