edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson homenageia o gastrônomo Ricardo Frugoli e o advogado Tito Eduardo Valente do Couto

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) homenageou o diretor do Círio de Nazaré, Tito Eduardo Valente do Couto, com a medalha em honra à padroeira dos paraenses, nesta quinta-feira, 10, no plenário da Assembleia Legislativa do Pará. Na mesma ocasião, foi entregue o Título Cidadão do Pará ao cheff de cozinha e gastrônomo Ricardo Frugoli, também por indicação de Edmilson.

A entrega das comendas ocorreu durante a sessão solene em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que contou com a presença da imagem peregrina usada na maior procissão católica do Brasil, que acontece todos os anos no segundo domingo de outubro, em Belém. “O Círio de Nazaré, para além de ser uma festa de origem católica, é a afirmação da esperança no mundo fraterno, justo e feliz”, destacou Edmilson.

Várias personalidades foram homenageadas pelos deputados com a Medalha Nossa Senhora de Nazaré, entre elas, o advogado Tito do Couto, por indicação de Edmilson. Ele integra a diretoria do Círio desde o ano de 2005. Atualmente, Tito desempenha a função de diretor jurídico da festa. “Esta medalha é o reconhecimento do trabalho católico que tenho desempenhado nesses anos todos. Sou um privilegiado de fazer parte da diretoria do Círio. O reconhecimento confirma que estou no caminho certo”, declarou. Outras pessoas foram homenageadas com a mesma medalha, por indicação de vários deputados.

Foto: Instagram de Ricardo Frugoli
Foto: Instagram de Ricardo Frugoli

O paulista Ricardo Fugoli, que reside e trabalha no Pará há alguns anos, também é devoto de Nossa Senhora de Nazaré. Receber o Título de Cidadão do Pará durante a sessão em homenagem à Virgem sensibilizou-o: “É uma emoção muito grande receber essa comenda porque já me sinto paraense há muito tempo, ainda mais na data de hoje. Faço mestrado sobre a culinária do Círio.”

“O Círio é a manifestação de fé de todo o povo do Pará, incluindo os não católicos. Não há quem não consiga ficar alheio à influência desta manifestação de caráter religioso e cultural, que por ser secular e massivo popular, está enraizada na dinâmica do nosso Estado, transversalizando as dimensões econômica, cultural e religiosa”, enalteceu Edmilson.

 

Edmilson Rodrigues homenageia Ricardo Frugoli e Tito Eduardo Valente do Couto (1)

O arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Ramos, que participou da solenidade ao lado de outras autoridades, ressaltou a grandiosidade do Círio de Nazaré, que tem repercussão mundial. “Mais de 100 países se conectaram ao portal da Fundação Nazaré para assistir ao Círio do ano passado”, disse.

“O Círio cumpre o papel transformador da sociedade, num processo positivado pela ética do Cristianismo e de todas as principais religiões, através dos valores do amor ao próximo, da fraternidade e da justiça. A força da fé popular é que mantém o Círio vivo”, completou Edmilson.