edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson incentiva a doação de órgãos e tecidos

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) presidiu a abertura da sessão solene que discutiu a importância da doação de órgãos e tecidos, na manhã desta sexta-feira, 27, na Assembleia Legislativa do Pará. A solenidade foi alusiva ao Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, que transcorre nesta data.

Durante o evento, Edmilson anunciou que é doador de órgãos e tecidos e defendeu que cada cidadão informe essa vontade à família, a quem cabe autorizar a doação em caso de falecimento do doador. “A doação é a expressão do amor à vida”, resumiu. Representantes de igrejas de diferentes credos também defenderam a doação de órgãos e tecidos.

Foto: Wildes Lima
Foto: Wildes Lima

A representante da Central de Transplantes e da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Ana Beltrão, defendeu o incentivo à doação no Pará, observando que os órgãos e tecidos de paraenses atendem à fila de pacientes do Estado. “Cada transplante realizado é o renascimento para a vida e a confiança na ciência”, resumiu.

Durante a sessão, que foi requerida pela deputada Tetê Santos (PSDB) e aprovada pela unanimidade dos deputados, foi entregue a “Medalha da Solidariedade – Doação de Órgãos” a 15 pessoas que doaram órgãos e tecidos em vida e também a parentes que autorizaram a doação.

Edmilson concedeu a medalha ao Capitão Luiz Otávio Lima Rayol, da Polícia Militar, que incentiva a doação de órgãos, sangue e medula, entre outros tecidos, entre os membros da corporação. “Eu desenvolvo esse trabalho de incentivo à doação há cerca de dois anos e meio para motivar o efetivo da PM. Essa homenagem representa para mim um incentivo, uma recarga de ânimo para continuar esse trabalho”, disse o militar