edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson parabeniza 30 anos da CUT

Durante a sessão especial que homenageou os 30 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), nesta quinta-feira, 3, na Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) lembrou que o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp) foi a primeira entidade sindical a se filiar à CUT, tendo aprovado a filiação antes mesmo da central ser formalmente criada. Ele também enalteceu a importância do Sindicato dos Gráficos, que foi indispensável na criação da CUT. A sessão foi requerida pelo deputado Zé Maria (PT).

Edmilson lembrou do momento histórico da criação dessa, que foi a primeira central sindical do país: “A CUT surgiu como um partido, tendo como pilares o classismo e o socialismo. Não é à toa que grandes pensadores da humanidade, como Marx e Lenin, falam da importância do sindicalismo no projeto de construção de um futuro justo, feliz e democrático.” O psolista foi um dos fundadores da CUT, na época em que era filiado ao PT, tendo participado da primeira diretoria da central ao lado do ex-deputado federal Paulo Rocha, como secretário sindical e de formação, e na segunda gestão como vice-presidente do deputado Avelino Ganzer.

Hoje, Edmilson não está mais na CUT. Apesar de expressar algumas divergências em relação à Central e a filiação partidária de dirigentes, o que é natural do processo democrático, apontou que o surgimento de outras centrais apenas “fragmenta a classe trabalhadora para a felicidade dos que vivem da exploração do trabalho”. “Precisamos construir ações conjuntas e debater o projeto de desenvolvimento do país”, ressaltou. “A CUT tem papel estratégico na construção desse Brasil justo e socialista”, ressaltou.