Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson participa da XIII Grande Assembleia Terena

Durante o evento, os indígenas organizaram a luta pelo avanço de direitos

Deputado Federal Edmilson Rodrigues na XIII Grande Assembleia Terena

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL), reconhecido como uma das principais parlamentares em defesa dos povos indígenas no Congresso Nacional, participou da XIII Grande Assembleia Terena, no Mato Grosso do Sul, nas últimas sexta-feira e sábado, 10 e 11. A organização da luta para a reafirmação da identidade e a garantia de direitos, como a demarcação de terras, foi uma das tônicas do evento.

“A luta dos povos indígenas pelo direito à terra é fundamental para garantir a integridade territorial brasileira e a soberania nacional”, declarou Edmilson aos indígenas, no evento. Ele recordou que milhares de Terena foram mortos a serviço do Império Brasileiro, durante a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870, tendo sido fundamentais para a preservação do Mato Grosso como território brasileiro.

No entanto, Edmilson observou que o Brasil não é hospitaleiro com os povos originários: “O país tem que ser um abrigo fraterno, respeitoso e garantidor de direitos também dos povos indígenas. Quando um indígena disputa uma eleição ou quando luta por direitos, todo tipo de violência é perpetrado contra eles, inclusive o assassinato.”

O deputado paraense defendeu a ampliação da representatividade dos povos indígenas no Congresso Nacional, pois a recém-eleita deputada federal Joênia Wapichana (Rede/RR), a primeira indígena eleita no Brasil, ainda está muito solitária no Legislativo.

Ao chegar na aldeia Ipegue, na Terra Indígena Taunay/ Ipegue, município de Aquidauana, onde aconteceu a assembleia, Edmilson foi pintado por Joênia Wapichana e, ao amanhecer da sexta-feira, 10, foi recebido junto com outros convidados em um cortejo de danças e orações realizado pelos indígenas.

Também participaram da assembleia, a deputada federal Áurea Caroline (PSOL/ MG), Joênia (Rede/RR) e Dagoberto Nogueira (PDT/ MT) e a liderança Sônia Guajajara, liderança da Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que foi candidata a vice-presidente do Brasil na última eleição, pelo PSOL.

https://www.instagram.com/p/BxUmUFiHS8l/

Leia também