edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson pede que MPE investigue Izabela Jatene

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) deu entrada no Ministério Público do Estado do Pará, nesta terça-feira, 23, na representação para que seja investigada a denúncia de que a filha do governador Simão Jatene, Izabela Jatene, usou de tráfico de influência para obter a lista das 300 maiores empresas do Pará junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). A denúncia é de 2011, mas só veio à tona durante a disputa eleitoral deste ano.

Em telefonema gravado, Izabela, coordenadora do pró-Paz, pede ao secretário adjunto da Sefa, Nilo Noronha, que envie para o email dela a lista com os nomes das 300 maiores empresas do estado. “Pra gente começar a ir buscar esse dinheirinho deles, né?”, justifica ela, conforme a gravação amplamente divulgada por um grupo de comunicação local.

“O Ministério Público pode abrir um inquérito e, para isso, fui contra a PEC 37 que tentou impedir o MP de fazer investigações. Temos a filha do governador e um secretário adjunto possivelmente envolvidos em crimes. A quebra de sigilo fiscal é um crime grave. Ela usou de influência política para acessar cargos do alto escalão da Fazenda. E o crime de concussão é outra possibilidade”, disse Edmilson.

Ele disse que espera que seja investigado também a possível prevaricação de policiais que, de posse da gravação, teriam tentado abafar o caso. “Estamos advogando pela autonomia policial. A polícia não pode ser violentada. Ela deve agir com somente um peso e uma medida. Esse fato tem que ser investigado. Os laudos mostram que a gravação não foi fraudada”, completou.

“Ao dar a sua versão, o governador assumiu que o crime ocorreu e assumiu também que há formas de ‘arrecadar dinheiro sem ser contabilizado’, para usar a expressão do Delúdio Soares, que foi preso”, comparou Edmilson, nas tribuna.

CPI – Foi apresentado, por um outro parlamentar, um pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso em âmbito da Alepa. Uma CPI precisa da assinatura de 14 deputados para ser instalada. Edmilson já assinou o requerimento.