edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson prestigia posse do deputado Zé Francisco

O presidente da União Geral dos Trabalhadores no Pará (UGT-PA) e dirigente estadual do Partido da Mobilização Nacional (PMN), José Francisco Pereira, assumiu o mandato de deputado estadual na manhã desta terça-feira, 14. O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) prestigiou a posse, durante solenidade no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Pará. O sindicalista assume a vaga aberta com o falecimento do deputado Gabriel Guerreiro (PV), do qual era primeiro suplente.

Edmilson Rodrigues prestigia posse de Zé Francisco 2

Zé Francisco é cametaense de 52 anos, professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); graduado em Direito; pós graduado em Direito do Trabalho (FGV-Rio), em Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Trabalho (Fiocruz) e em Direito Internacional do Trabalho (Organização Internacional do Trabalho -OIT, Itália). Ele também é presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Pará (Sinthosp), presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Pará e Amapá (Fetracom) e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio do Brasil (CNTC).

“É legítima a posse do Zé Francisco. O sexto suplente que estavam proponto (para assumir a vaga) não poderia assumir porque teria que segundo suplente ganhar o direito sobre o primeiro, o terceiro sobre o segundo e assim sucessivamente. Só resta um ano de mandato, não dará tempo”, comentou Edmilson, referindo-se ao embróglio aberto com a troca de partido de Francisco, ocorrida em 2012. “O PV teria que ter contestado a suplência no prazo legal, mas não o fez”, completou.

Segundo Edmilson, a posse de Zé Francisco representa a vitória do Legislativo e da democracia. “Ele é um sindicalista de mais de uma década, que vai enriquecer o Parlamento trazendo demandas da sociedade, mas também contribuindo com o papel de negociador como liderança sindical. O mandato é a coroação de uma história de luta”, destacou Edmilson, lembrando a greve vitoriosa dos funcionários de supermercados, ocorrida no ano passado, sobre a liderança de Zé Francisco.

“A minha primeira vitória, foram os mais de 22 mil votos que tive ( na eleição de 2010). A segunda vitória, foi a determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Pará para que a Assembleia me empossasse”, comemorou o novo deputado, durante a posse dada pelo presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda (DEM).