edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson propõe frentes pelo fortalecimento do Banco Central

Edmilson Rodrigues na Assembleia dos Servidores do Banco Central

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) participou nesta segunda-feira, 3, em Manaus, da sessão de abertura do XXVI Assembleia Nacional Deliberativa do Sindicato Nacional dos Servidores do Banco Central (SINAL), na sede da Assembleia Legislativa do Amazonas. “É fundamental que a Amazônia seja vista como parte do Brasil”, disse Edmilson ao defender a capilaridade do Banco Central no território brasileiro para o fortalecimento da instituição. Ele participou da mesa de abertura ao lado da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e do presidente do Sinal, Daro Marcos Piffer.

Sob o tema “Banco Central: Autonomia, Descentralização e Desenvolvimento Equilibrado”, a assembleia defendeu, no evento de abertura, a implantação do escritório regional do Banco Central em Manaus. Edmilson observou que o escritório da instituição em Belém atua com uma estrutura muito aquém da demanda de toda a região amazônica, com apenas 61 funcionários para o atendimento de 10 milhões de habitantes. O psolista participou do evento na condição de membro da Frente Parlamentar para Lutar pelo Fortalecimento da Regional do Banco Central, da Assembleia Legislativa do Pará. A frente foi instituída a pedido do deputado Edilson Moura.

“O esvaziamento do Banco Central é visível, sobretudo na falta de atenção do governo federal para com a população amazônida. É necessário renovar e reforçar a luta pelo fortalecimento do Banco Central, com a melhoria e a expansão das estruturas físicas, inclusive, com a implantação de escritórios regionais em todo o território brasileiro, mas também o fortalecimento dos servidores públicos, enquanto uma carreira de estado que não pode se submeter a interesses políticos. Os funcionários têm que ter o quadro ampliado e serem qualificados e bem remunerados, inclusive, com a criação de um Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR)”, defendeu Edmilson.

Edmilson Rodrigues na Assembleia dos Servidores do Banco Central2
Foto: Facebook da senadora Vanessa Grazziotin

Por conta disso, o psolista apresenta requerimento na sessão desta terça-feira, 4, na Alepa, para que seja criada uma Comissão Externa pelo Fortalecimento do Banco Central na Região Amazônica. Na condição de deputado federal recém-eleito, Edmilson adiantou que vai lutar pela criação da Frente Nacional na Câmara Federal e, se possível também, com alcance em todo o Congresso Nacional. “A Frente Nacional será um importante espaço de articulação suprapartidário capaz de funcionar como instrumento de pressão para o fortalecimento do Banco Central”, destacou.

A assembleia do Sinal prossegue até o próximo dia nove, num hotel da cidade.