edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson propõe sessão para homenagear 30 anos do Sintepp

2013-02-27 13.12.25

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Pará, nesta quarta-feira, 27, para que a Casa realize uma sessão especial em homenagem aos 30 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP). “O SINTEPP é maior e mais representativa entidade de servidores públicos do estado”, resume Edmilson. O pedido ainda será votado pelos demais deputados.

“Como professor da rede estadual de ensino, tenho a honra de ser fundador e primeiro presidente desta combativa entidade. Naquele período, ainda sob o jugo da ditadura militar, o povo brasileiro protagonizou memoráveis jornadas de lutas para afirmar seu direito a uma vida digna e feliz. Em todo o país, trabalhadores e estudantes realizavam protestos e greves em aberto questionamento ao status quo vigente. Desafiando a famigerada Lei de Segurança Nacional (LSN) e colocando em xeque a estrutura sindical de orientação fascista, centenas de novas organizações sindicais foram se constituindo, tanto na área privada – com os metalúrgicos do ABC paulista à frente –, quanto na área pública, com os trabalhadores em educação ocupando um posto de vanguarda naquele processo incipiente de reconstrução de instrumentos legítimos de representação sindical”, rememorou Edmilson.

2013-02-27 13.07.41

Em 1979, os professores criaram a Associação de Professores do Pará (APEPA), que foi a primeira organização a liderar um movimento grevista da categoria, enfrentando violenta repressão do governo Alacid Nunes. Em 1983, foi criada a Federação dos Professores Públicos do Pará (FEPPEP), que após a promulgação da Constituição de 1988, que consagrou o direito à liberdade sindical para os servidores públicos, assumiu a atual denominação, SINTEPP.

“Ao longo destas três décadas não houve uma luta importante sequer, que não tenha contado com a firme participação dos educadores paraenses e do SINTEPP.” Entre as conquistas da entidade, destacam-se a batalha pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e pelo Piso Salarial Nacional da categoria, cuja ação mediadora deste poder cumpriu um papel significativo.

Serão convidados para a sessão especial, o SINTEPP e as mais de 100 subsedes municipais, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central Sindical e Popular (CSP-CONLUTAS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e Intersindical – Brasil.