edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson reafirma necessidade de política de saúde para autistas

edmilson Rodrigues em apoio as politicas para os autistas

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) reafirmou nesta quarta-feira, 2, a necessidade de instituição de uma política pública de saúde para atender pessoas que estão no espectro do autismo. A defesa dos direitos dos autistas a atendimento digno e que respeite as suas especificidades, foi feita durante sessão especial realizada no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), por ocasião do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. O auditório ficou lotado de crianças com a síndrome, familiares, especialistas e autoridades públicas ligadas ao atendimento desse segmento. A sessão foi realizada a partir de requerimento da deputada estadual Ana Cunha (PSDB).

Edmilson é autor do projeto de lei 46/2011, de 22 de março de 2011, que institui o Sistema Estadual Integrado de atendimento a pessoa autista, estabelece diretrizes para o atendimento adequado à pessoa autista e dá outras providências. Porém, o projeto de lei foi levado à votação nesta quarta-feira, 2, mas foi retirado – em função do grande número de demandas para serem apreciadas pela casa – e a votação transferida para a sessão de 16 deste mês. “Espero que essa sessão aqui possa servir de pressão para que este parlamento aprove o projeto de lei que institua uma política pública que garanta atendimento digno para as pessoas que estão no espectro do autismo”, disse Edmilson, que tem sido um defensor dessa causa.

Em seu pronunciamento, Edmilson lembrou que quando esteve a frente da Prefeitura de Belém criou a Casa de Saúde Mental, que prestava atendimento a pessoas com diversas síndromes e transtornos, inclusive as que estavam no espectro do autismo. Porém, segundo ele enfatizou, o serviço foi enfraquecido nas gestões municipais que o sucederam. “É preciso que o projeto de lei que garanta políticas públicas de atendimento aos autistas seja aprovado, nem que para isso seja necessário fazer adaptações, colocar emendas, transformá-lo em projeto de lei indicativo, juntar os projetos de lei sobre o tema que estão tramitando nesta casa. O importante é garantir dignidade a essas pessoas”, defendeu Edmilson, que foi bastante aplaudido pelas pessoas presentes na sessão.

O deputado psolista, que tem militado nessa causa do autismo há vários anos, destacou que vários gênios da humanidade eram autistas, como Albert Einstein, Isaac Newton, Van Gogh e Mozart. E mais recentemente, o jogador de futebol argentino, Messi também foi diagnosticado com a síndrome, numa clara demonstração do quanto os autistas podem romper limites e ser geniais em suas profissões e vidas. “Para apoiar e incentivar as pesquisas e trabalhos que vem sendo feitos no sentido de melhorar a vida dos autistas, vou determinar verba de emenda parlamentar para a Ong Amora (Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito para pessoas com Autismo) poder fortalecer seu brilhante trabalho e reafirmo que essa causa é de todos nós e podem contar sempre com o meu mandato”, concluiu Edmilson.