Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson Rodrigues defende ensino bilíngue para povos indígenas

26 de junho de 2015
Foto: Nádia Junqueira

Foto: Nádia Junqueira

A Comissão da PEC 215 recebeu nesta quinta-feira (25/06) o secretário de educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Paulo Nacif e a Coordenadora Geral de Educação Escolar Indígena desta secretaria, Rita Potiguara. Na ocasião, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) manifestou seu entusiasmo com o fato do ministério ter a frente desta coordenação uma indígena e aproveitou para enfatizar a importância deste trabalho.

Como exemplo, Edmilson se referiu ao que professor da USP Eduardo Navarro fez: tupi antigo foi ensinado para mais de 20 lideranças. “Em curto espaço de tempo, essa intencionalidade expressa nesse programa causou uma mudança significativa na autoestima do povo e na afirmação de sua identidade”, comentou. Ele criticou a ineficácia de se garantir o ensino bilíngue, assegurado pela Constituição Federal. “É uma violência negar o direito a ser alfabetizado em sua língua ancestral”, criticou.

O deputado ainda comentou sobre o relatório de violência contra os povos indígenas no Brasil publicado pelo Conselho Indigenista Missionário, CIMI. “Nele está a foto de Maria Chipaia, a última falante desta língua. É com tristeza que se vê uma língua desaparecer. Aí vem Belo Monte, construído nas terras Chipaia e em breve podemos ter a notícia de que um povo é extinto. É triste ver uma raça animal extinta. Mas para muitos sensibiliza pouco ou nada ver uma etnia, um povo, uma cultura desaparecer”, comentou.

Ele ainda enfatizou o desafio do trabalho de Potiguara. “Uma indígena vai cumprir o difícil papel de tensionar por dentro para fazer diferente”, comentou se referindo ao governo.

Leia também