edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson Rodrigues defende valorização da Advocacia-Geral da União

Edmilson Rodrigues deputado federal Advocacia Geral da Uniao
Foto: Nádia Junqueira

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) defendeu nesta terça-feira (07/07) o fortalecimento da Advocacia-Geral da União e a valorização de seus servidores. A defesa foi feita durante audiência na Câmara Federal promovida pela Comissão de Finanças e Tributação para discutir custeio e política salarial da carreira.

Os advogados defendem a aprovação da PEC 82/07, que dá autonomia administrativa e financeira para a Advocacia-Geral da União e da PEC 443/2009, que fixa parâmetros para remuneração. As propostas devem ser votadas em plenário em agosto.

Há dois meses os advogados iniciaram mobilização entregando 1300 cargos de chefia e de coordenação em todo o país. Durante audiência, os advogados expuseram as precárias condições que enfrentam em todo o país: desde estrutura até remuneração, muito abaixo de carreiras equivalentes como Ministério Público e Defensoria Pública.

“A constituição estabeleceu carreiras jurídicas com as suas determinadas competências, funções, mas também um patamar de igualdade entre elas”, criticou Edmilson se referindo a essa diferença. “Sem fortalecer as carreiras que são efetivamente de Estado, vamos chorar miséria enquanto poderíamos ter aumento de arrecadação”, defendeu Edmilson indicando a ausência do Estado em locais de conflito e irregularidades como Belo Monte.

Os servidores temem que o governo não apoie as propostas por conta dos arrochos fiscais. Contra isso, Edmilson indicou onde a maior parte da verba do brasileira está. “Dos R$ 2,9 trilhões de nosso orçamento, 47% vai para juros e amortização da dívida. E ela só cresce. A auditoria desta dívida Equador fez, Argentina fez e Grécia fez e agora disse: queremos outro caminho”, afirmou.