edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson Rodrigues participa de audiência sobre PEC 215 na PGR

Edmilson Rodrigues deputado federal PEC 215 (4)
Foto: Bruna Menezes

A recente aprovação na Comissão Especial da Câmara dos Deputados da PEC 215 tem preocupado organismos de defesa dos direitos indígenas, povos e o Ministério Público Federal. A possibilidade de transferência da exclusividade da demarcação de terras indígenas para o poder Legislativo e os direitos dos povos indígenas à terra foram discutidas em Audiência Pública realizada na tarde de quinta-feira (26/11) na Procuradoria-Geral da República em Brasília.

A audiência reuniu lideranças indígenas, órgãos governamentais, entidades que atuam em defesa dos direitos dos povos e parlamentares, entre eles, os deputados do PSOL Edmilson Rodrigues (PA) e Chico Alencar (RJ). Durante o debate, Edmilson expressou sua indignação com a aprovação da PEC na comissão e com a licença de operação concedida à Belo Monte. Em sua fala, destacou como os latifundiários se posicionam para retirar direitos indígenas.

Edmilson Rodrigues deputado federal PEC 215 (3)
Foto: Bruna Menezes

“A doença da nossa democracia é que nós somos 204 milhões de brasileiros, a grande maioria ganha baixos salários, alguns milhões estão desempregados, um pouco de gente vive em situação tribal, um grande contingente de indígenas e negros vivem nas periferias urbanas. Para os ruralistas dói quando um indígena se forma e vai ajudar sua comunidade. Eles podem falar inglês, francês e morar fora. Mas o indígena que estuda e usa o celular é ofendido com a proposta da PEC 215”, criticou o deputado.

“Temos que lutar contra essa violência dos latifundiários que beijam o boi, choram quando ele morre, mas mandam matar indígena sorrindo”, afirmou.

Edmilson Rodrigues deputado federal PEC 215 (2)
Foto: Bruna Menezes