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Edmilson Rodrigues participa de reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro

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Carregando na bagagem a experiência como arquiteto, urbanista e ex-prefeito de Belém por oito anos, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) se uniu a deputados e entidades preocupados com o trânsito no Brasil. A Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro foi reinstalada nesta manhã (19/3) na Câmara Federal.

Preocupa, ao deputado, que somente em um ano (2014), de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 40 mil pessoas tenham sido mortas vítimas de acidente de trânsito e outras mais de 200 mil hospitalizadas. O Brasil é signatário da resolução da Organização das Nações Unidas de reduzir em até 50% o número de vítimas no trânsito até 2020. Ciente desse desafio, o deputado propôs alguns caminhos de trabalho para a frente.

“Creio ser necessário que essa frente atue de forma a agilizar a elaboração de normas. Temos muitas que são bastante avançadas, mas precisam ser aplicadas. Também é tarefa dessa frente sistematizar emendas e agilizar procedimentos para aprovação no plenário. Mas é necessário, igualmente, exercer um papel de atuação junto aos governos em todas as esferas de forma harmônica, se colocando à disposição para o debate”, indicou.

Para o deputado, é essencial que:

1) Aumente o número de guardas nas rodoviais federais, através de concursos públicos; 2) Que se amplie os investimentos em tecnologia, considerando as dimensões continentais do nosso país; 3) Haja mais investimento em construção, manutenção e pavimentação das rodovias; 4) Que essa frente acompanhe as obras iniciadas com recursos federais e que estão inacabadas. “Em Belém, a obra do BRT foi iniciada há três anos e a população ainda amarga a espera da conclusão. Foram gastos mais de R$ 130 milhões sem que a população, até hoje, pudesse usufruir desse investimento”, indicou o deputado. 5) Investimento em educação para o trânsito. “Não adianta haver um Código Nacional de Trânsito rigoroso, se o cidadão não tem a consciência da necessidade e importância de cumpri-lo”, afirmou. 6) Cobrar investimentos na implantação de ciclovias.

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