Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Edmilson Rodrigues reúne em Brasília povos e comunidades tradicionais de diversas regiões do país

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) realizou nesta segunda-feira (17), na Câmara dos Deputados, a audiência pública “Diretrizes e objetivos para as políticas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais”, pela Comissão de Integração Nacional Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), da qual o parlamentar é membro titular.

A audiência foi composta por representantes de diversos povos e comunidades tradicionais que compõem o território, a história e a cultura do país, entre eles, quilombolas, povos de terreiros, ciganos, indígenas, povos das costas marinhas, dos mangues, geraizeiros, quebradeiras de coco babaçu, coletoras de flores e representantes da agricultura alternativa. A iniciativa proporcionou um momento de intenso intercâmbio de saberes e demandas em defesa dos povos e comunidades tradicionais deste Brasil que é continental.

“Não dá para aceitar que governos só pensem em privilegiar madeireiros, mineradoras, ricos e banqueiros, e esqueça que esse país é plural, diverso, biologicamente diverso e socialmente diverso. Algumas empresas falam em responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, mas abordam uma sustentabilidade totalmente abstrata. Às vezes até fazem algum concurso sobre um texto de sustentabilidade, ou contratam alguém famoso para propagandear as suas ações, ou utilizam espaços pagos na imprensa. Mas na verdade, tudo isso são exemplos muito pontuais, sem efetividade  pois a lógica que eles defendem, que sustenta os seus lucros, é a lógica perversa da destruição”, denunciou o deputado Edmilson, na abertura da audiência.

Leia também