edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson Rodrigues sugere melhoria na gestão e arquitetura dos presídios na instalação da CPI do sistema carcerário

Edmilson Rodrigues deputado federal CPI carcerária

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) participou hoje da instalação da sexta comissão da qual faz parte. Trata-se da Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema Carcerário. Nessa primeira reunião, foram eleitos o presidente e o relator da comissão.

Edmilson, nesta reunião, já indicou quais serão suas defesas nesse espaço. “Já existe um fundo penitenciário. Minha sugestão é criar uma subcomissão para consolidar o que existe e fazer um aperfeiçoamento”. Ele sugeriu ao presidente que se priorize quatro questões que busquem esse aperfeiçoamento.

Em primeiro lugar, que se melhorem os modelos de arquitetura dos presídios. “É preciso adequar o espaço onde as crianças são recebidas pelos pais e pelas mães. Já existe um manual, mas temos que cobrar”, indicou.

Ele também comentou sobre a importância de se mudar os modelos de gestão. “Você visita um presídio, vê uma oficina de carpintaria com um ou dois presidiários enquanto existem 800 ali. É preciso investir nisso, pois ajuda inclusive familiares que não têm culpa do crime que alguém cometeu”, comentou.

A revista íntima também é uma preocupação do deputado. “O fato de ser esposa, parente não impõe a ela nenhuma culpa. Já aconteceu de freiras, que fazem trabalho pastoral, pegarem DSTs pela revista aviltante. Já existe tecnologia para que haja rigor e dignidade ao mesmo tempo”.

Por fim, ele indicou a importância de pensar o sistema carcerário para presidiários com diferentes perfis e necessidades, como indígenas, estrangeiros, portadores de deficiência ou doenças crônicas.