edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson se reúne com trabalhadores do Mercado de São Brás

A permanência dos vendedores informais que atuam há pelo menos 14 anos no Mercado de São Brás, pode estar ameaçada novamente. Após as tentativas frustradas do ex-prefeito Duciomar Costa (PTB) em retirar os trabalhadores do local, o sucessor Zenaldo Coutinho (PSDB) surpreende os belenenses com o plano de transformar o prédio histórico num Centro de Cultural e Gastronômico. A novidade, que não foi debatida com a sociedade e muito menos com os trabalhadores do Mercado, consta no Plano Plurianual 2014/2017 enviado para a Câmara Municipal de Belém, no último dia 15.

A preocupação com o futuro dos trabalhadores do mercado, levou o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) e a vereadora Marinor Brito (PSOL) a reunir com os comerciantes informais na tarde desta quinta-feira, 16, no Mercado de São Brás. Eles, mais uma vez, manifestaram solidariedade aos trabalhadores e apoio político para a busca de solução negociada com a prefeitura.

Edmilson está preocupado que o Mercado de São Brás, inaugurado em 1911, receba investimento público para depois ser entregue à iniciativa privada, por meio de parceria público-privada, como o governo do Estado fez com a Estação das Docas para beneficiar um determinado segmento social.

ed.111

“Houve desrespeito à população que não foi consultada sobre esse projeto. A Constituição Federal, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município, o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor Urbano preveem a consulta pública quando se trata de projeto de impacto de vizinhança. A transformação deste espaço em Centro Cultural de Gastronômico interessa diretamente à sobrevivência das famílias que dependem do comércio de ervas, alimentos, CDs e DVDs, movelaria e artesanato, entre outros produtos e serviços oferecidos no Mercado de São Brás”, destacou Edmilson.

Marinor ficou de agendar uma audiência da comissão de trabalhadores com a Secretaria Municipal de Economia (Secon). O objetivo é buscar esclarecimentos sobre como ficarão os vendedores informais dentro do novo projeto para o Mercado de São Brás. Edmilson deverá participar da audiência.