edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Edmilson visita Taboquinha e Vila da Barca por conta do abandono as obras do PAC

SAM_2181 (800x600)

O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) visitou a Taboquinha, no distrito de Icoaraci, na tarde da última quinta-feira, 13, onde foi conferir de perto o abandono no Cubatão. Na véspera, ele reuniu com moradores da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo. Nas duas comunidades o motivo do sofrimento das famílias é o mesmo: o abandono das obras de habitação, saneamento e urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

No Cubatão, uma das principais comunidades beneficiadas pelo projeto de R$ 54 milhões do PAC, Edmilson observou as condições precárias das pontes que dão acesso às palafitas. A obras acontecem em ritmo lento e a previsão de término já foi extrapolada. Apenas 41% das obras de infraestrutura e habitação foram executadas. As famílias não sabem quando será cumprido o remanejamento para os novos imóveis previstos no projeto e, por isso, não há reforma nas pontes e nem nas casas.

SAM_2175 (800x600)

Os moradores também estão sem acesso à água potável. A sede do centro comunitário é o exemplo do abandono do lugar, pois está desmoronando e colocando em risco a casa vizinha. A obra da Taboquinha é fruto do contrato entre a Caixa Econômica Federal e o governo do Estado, através da Companhia de Habitação do Estado (Cohab). As obras acontecem em ritmo muito lento.

Já na Vila da Barca, Edmilson participou da audiência pública promovida por lideranças da área, no Solamar. Também esteve no encontro, o secretário municipal de Habitação (Sehab), Osvaldo Gonzaga, e o responsável pela empresa Decol Engenharia, contratada para a execução das obras, foram cobrados pela lentidão das obras.

O projeto, fruto do contrato entre a Caixa Econômica e a Prefeitura de Belém, prevê a construção de 700 habitações, sendo que foram entregues 148, enquanto 208 famílias foram remanejadas e vivem do auxílio-aluguel de R$ 450. A obra iniciou prevê três etapas, sendo duas em execução e a terceira já aprovada na Caixa.

EDMILSON RODRIGUES EM VISITA A VILA DA BARCA