Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Em defesa do Meio Ambiente, Deputado Edmilson Rodrigues protocola ações na Câmara dos Deputados

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) protocolou ações, junto a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, que questionam o desmonte das políticas ambientais adotadas pelo atual governo do presidente da república, Jair Bolsonaro (PSL).

Nesta terça-feira (04), o deputado Edmilson protocolou um requerimento de convocação do Ministro Ricardo Salles, para apresentar no parlamento, explicações sobre o esvaziamento do Fundo da Amazônia e nas regras de utilização de seus recursos, bem como sobre declarações de inconsistências encontradas em projetos financiados pelo fundo. Veja aqui:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2206398

Além disso, a bancada do PSOL por meio de requerimento, também solicitou ao ministro Salles, informações acerca do aumento dos índices exorbitantes de desmatamento em áreas protegidas da Amazônia e a redução da atuação de fiscalização de órgãos ambientais federais. Para se ter uma ideia, segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente na primeira quinzena do mês de maio foram desmatados 6,84 mil hectares em áreas protegidas na Amazônia, o que já soma mais da metade de tudo que foi derrubado nos nove meses anteriores.

“Infelizmente não temos muito a festejar no Brasil. Há um verdadeiro desmonte do sistema ambiental, como exemplos: a Medida Provisória 270 que retira do Ministério do Meio Ambiente uma Secretária voltada à política de reflorestamento, afrouxamento de regras do descarte de resíduos da área de petróleo, já são 161 agrotóxicos que avassalam a saúde humana que estão liberados. O mais recente ataque foi o quase desmonte do Conselho de Meio Ambiente, que foi uma redução de 96 para 23 membros, retirando a representação dos governos estaduais e das comunidades tradicionais. Fora que os índices de desmatamento na Amazônia são assustadores!”, denunciou Edmilson na sessão plenária da Câmara dos Deputados.

“Viva o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas abaixo o desmonte da política ambiental no Brasil”, concluiu.

Leia também