edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Em defesa dos povos indígenas, Edmilson compõe comissão da PEC 215

Edmilson Rodrigues deputado federal na comissao da PEC 215 terras indigenas

Com eleição da mesa diretora, foi reinstaurada nesta terça-feira (17/3) a Comissão Especial para analisar a PEC 215. Foram eleitos presidente Nilson Leitão (PSDB/MT) e primeiro vice-presidente Bilac Pinto (PR/MG). Antes da eleição, Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), membro suplente da comissão, pediu duas questões de ordem, que foram acolhidas pela mesa diretora.

A primeira para que os prazos de emendas sejam reabertos e a segunda para que seja acolhido novo pedido de vistas. Alguns deputados devem recorrer da decisão em relação a essa segunda questão. O início do deputado na comissão indica como deve ser sua postura nesse espaço nos próximos meses: lançando mão de todos recursos legítimos em defesa dos povos indígenas.

Sarney Filho (PV/MA), que até então era o presidente da Comissão, apelou para que essa PEC não fosse votada até julho, aumentando tempo para debate. “O que custam três meses para gente discutir algumas questões, como indenização e não-revisão das terras já demarcadas?”, indicou. O novo presidente indicou acolher a sugestão.

Sobre a PEC

O projeto pretende transferir do governo federal para o Congresso a atribuição de demarcar terras indígenas, unidades de conservação e territórios quilombolas. Ademais, processos de demarcação já finalizados também poderiam ser revisados. Para Edmilson Rodrigues, a aprovação dessa PEC significaria engessar toda e qualquer demarcação de terra indígena no Brasil, uma vez que estariam à mercê da vontade do parlamento.

“Não compactuaremos com mais uma lei que coloca nossos povos indígenas à margem de direitos inalienáveis em nome de interesses que enriquecem latifundiários e destroem nossos bens naturais. Está em risco vidas que dependem dessa terra para sobrevivência e para preservação de nossas tradições e cultura. Povos que preservam nossa identidade e que são guardiães de nossa natureza”, afirmou Edmilson neste fevereiro em plenário.

Edmilson Rodrigues deputado federal na comissao da PEC 215 terras indigenas (2)