edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Governador Jatene: é hora de sair da postura de paralisia

Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Senhor Presidente,
Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados,

Sou obrigado a voltar ao tema da dramática espiral de violência que aterroriza a sociedade paraense.

Ontem, diante dessa situação insustentável, com o aumento dos casos de homicídio em todo o estado e, em particular, na região metropolitana de Belém, o governo Jatene resolveu se mexer, com uma coletiva de imprensa convocada às pressas pelas autoridades da área de segurança pública.
Entretanto, foi decepcionante a fala do atual secretário de segurança, general Jeannot Jansen, que há poucos meses no Pará continua se comportando como alguém com escasso conhecimento da realidade do estado.

É um absurdo a afirmação de que o último final de semana que registrou 41 homicídios no Pará (sendo 21 na Grande Belém) teria sido “um ponto fora da curva” e uma “situação atípica”, e que a população estaria com uma “sensação de intranquilidade”.

Ninguém com o mínimo de responsabilidade pública pode dar crédito à afirmação de que a taxa de homicídios teria caído 5% no Pará no primeiro quadrimestre, como alegou o secretário.

Apesar dessa fala que tenta uma perigosa fuga da realidade concreta, o governo se apressou em anunciar a realização de medidas extraordinárias para reforçar o policiamento ostensivo.

Que não se caia na tentação de medidas de pura pirotecnia!

É preciso uma tomada de posição séria e efetiva. Não se superará a atual crise de insegurança sem a efetiva mobilização das forças policiais, cujas tropas encontram-se desmotivadas e padecendo de evidente falta de comando. Mas isso por mais que necessário, todos sabem, é insuficiente. O governo precisa assumir seu papel na resposta global ao problema, que passa pela oferta de políticas sociais inclusivas e que ofereçam alternativas à grande parte de nossa população, sobretudo à juventude pobre, que vive atualmente no mais completo abandono.

Reitero minha conclamação ao governador Jatene: é hora de sair da postura de paralisia e alheamento que tem caracterizado o atual governo paraense. É hora de conclamar a sociedade e todas as instituições públicas, em todos os níveis, para que se organize um verdadeiro movimento cívico em defesa da vida e da segurança de nosso povo.

Edmilson Rodrigues
Deputado Federal PSOL/PA