edmilsonPSOL

Cópia de image00034

Homenagem aos ex-combatentes paraenses da II Guerra Mundial

Todos os anos, no dia 8 de maio, comemora-se em todo o mundo o “Dia da Vitória”, alusivo ao fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. Nos últimos três anos, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) ligados ao Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Ambiente (Lebios) tem buscado identificar os ex-combatentes (ex-pracinhas) que ainda estão vivos para pesquisar as suas histórias, condições de vida sócio-econômica e ambiental, com o objetivo de resgatar uma parte tão importante de nossa história e pouco conhecida.

Segundo os pesquisadores da UFPA é importante resgatar essa parte importante da história, pois a única lembrança que a população guarda da participação da Amazônia na Segunda Guerra Mundial está relacionada aos soldados da borracha. Quase todos ignoram que o Pará e os outros estados da região mandaram tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica para combater o Eixo.

No Pará, 20 ex-soldados participam da Associação dos Ex-combatentes de Guerra do Brasil – Seção Pará. Todos os paraenses que integram essa entidade estão com as idades na faixa dos 90 anos. Em 2010, pela primeira vez, no desfile de 7 de Setembro, os pracinhas não desfilaram. O fato chamou a atenção dos pesquisadores do Lebios, que começaram a intensificar os levantamentos e coletaram entrevistas e depoimentos desses herois nacionais que ainda estão vivos.

As informações e entrevistas serviram de base para uma dissertação de mestrado e para a produção do documentário “Por terra, céu e mar”, ambos já lançados no mercado. A coleta de dados também contribuiu para a confecção do livro Por terra, céu e mar: histórias e memórias da Segunda Guerra Mundial na Amazônia, que está pronto para impressão.

Os pesquisadores ressaltam que a pesquisa concluiu, entre outras coisas, que os ex-combatentes sentem-se desprezados e desconhecidos pela sociedade paraense contemporânea, sobretudo pelos jovens. E foi isso que os levou a não quererem mais desfilar na Semana da Pátria. Além disso, eles sentem-se também esquecidos pela Pátria que eles tanto defenderam.

Por essa razão, senhores deputados e senhoras deputados, apresento, nos termos regimentais, REQUERIMENTO de homenagem aos ex-combatentes paraenses que, honrosamente, defenderam a nossa Pátria, atuando na Segunda Guerra Mundial.

Solicito, ainda, que seja dado conhecimento do teor integral deste Requerimento aos pesquisadores do Lebios da UFPA, à Associação dos Ex-Combatentes de Guerra do Brasil – Seção Pará e à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH).

Palácio Cabanagem, 04 de junho de 2013.

Edmilson Rodrigues
Deputado Estadual – PSOL