Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Indígenas querem lecionar em tribos

Trinta e seis alunos indígenas do curso de formação de professores da Universidade do Estado do Pará (UEPA), da etnia Tembé, reuniram nesta quinta-feira, 8, com o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL), no campus da instituição no município de São Miguel do Guamá, no Nordeste do Pará. Eles reclamaram que, ao final do curso, não há garantias de que eles possam lecionar, pela rede pública de ensino, nas aldeias de onde são originários.

Edmilson Rodrigues e reunião com os tembés na UFPA (2)Os índios contaram que, historicamente, as escolas das aldeias indígenas são atendidos por professores não-índios, designados pelo Estado e pelo município, o que gera um conflito cultural. “Queremos a garantia de que, quando houver concurso público para prodessor, possamos concorrer e pleitear o direito de sermos lotados nas aldeias.

O deputado disse que vai discutir o assunto com a UEPA e com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que também avaliará a viabilidade jurídica de garantir o pleito por meio de emenda constitucional ou projeto de lei.

Leia também