Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Jacob Gorender | Historiador marxista completa 90 anos

25 de janeiro de 2013

O escritor Jacob Gorender completou 90 anos esta semana, 20 de janeiro. Ele é considerado um dos mais importantes historiadores marxistas brasileiros.
jacob_gorender_by_rennato_tJacob Gorender nasceu em Salvador, Bahia, em 1923. Filho mais
velho de imigrantes judeus russos, bastante pobres, com muito esforço chegou à faculdade de direito, que acabou abandonando para alistarse como voluntário da Força Expedicionária Brasileira, lutando na Itália como soldado na Segunda Guerra Mundial. Militante profissionalizado do Partido Comunista (PCB), exerceu cargos importantes em sua estrutura, atuando em vários estados entre 1942 e 1968, quando saiu para fundar – com Mário Alves, Apolônio de Carvalho e outros – o Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). Sua atividade na oposição à ditadura o levou a dois anos de prisão em São Paulo. Ao sair da cadeia, deixou a militância partidária e desenvolveu seu veio intelectual,ancorado em base sólida, adquirida como professor em cursos do PCB e jornalista de várias publicações comunistas, além de formulador teórico do partido. Desde os anos 70, tem escrito uma obra consistente
sobre a história do Brasil, em livros como O escravismo colonial (1978),Combate nas trevas (1987), A escravidão reabilitada (1990), Marcino e Liberatore (1992), Marxismo sem utopia (1999), todos publicados pela editora Ática, de São Paulo.

Leia também