Edmilsonpsol
Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Lei do Some não garante gratificação na licença

Professores do Some lotaram as galerias da Alepa nesta quarta (02).

Professores do Some lotaram as galerias da Alepa nesta quarta (02).

O Projeto de Lei 02/2014, do Executivo, que regulamenta e define o funcionamento do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some), foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Pará, nesta quarta-feira, 3. Porém, contrariando o anseio dos professores, não foi garantida a gratificação do Some durante a licença de saúde e a licença prêmio.

O Some leva a educação pública ao interior do Pará, especialmente onde inexiste escola de ensino médio.

Os professores, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Pará (Sintepp), lotaram as galerias da Alepa para cobrar apoio dos deputados. Os servidores se indignaram com o fato do estado não ter contemplado o pedido da categoria no projeto.

“Conseguimos que o estado suspendesse a obrigatoriedade de lotação por rodízio, exceto nos casos em que o professor não tiver a carga horária completa. Também derrubamos a exigência de só formar turmas do Some onde houver 40 alunos. Assim garantimos ensino para onde houver menos alunos”, explicou Edmilson.

Outro projeto de lei do governo, que garante a eleição direta para dirigentes de escola, teve a votação adiada para a semana que vem.

Leia também