Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Macron vai se reunir com governadores da Amazônia caso Planalto negue ajuda do G7

O presidente da França, Emmanuel Macron, está disposto a discutir medidas de combate ao desmatamento na Amazônia diretamente com os estados da região. A ideia, admitida pela embaixada francesa no Brasil durante reunião realizada nesta terça-feira (27) com o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), é estudar maneiras de disponibilizar ajuda aos estados interessados caso o governo federal realmente rejeite o auxílio emergencial de US$ 20 milhões que foi oferecido pelo G7 para o combate das queimadas.

A ideia é que a reunião seja realizada em Paris entre outubro e novembro, já que em setembro o dirigente francês estará ocupado com a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os estados podem receber recursos diretamente de outros países, já que são entes subnacionais. Mesmo sabendo que outros países tem grande interesse na Amazônia brasileira, o repasse de recursos tem como única contrapartida a redução do desmatamento, impedido os focos de incêndio e ampliando a rede de cobertura vegetal. O Brasil e a Amazônia só têm a ganhar com isso e sem abrir mão de um centímetro de sua soberania.

Com informações do site Congresso em Foco

Leia também