Edmilsonpsol

Portal do deputado federal Edmilson Rodrigues | psol

Oposição garante nova audiência com o Ministro Marcos Pontes

18 de setembro de 2019

Como um dos deputados que subscreveu a convocação do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, para a Audiência Pública ocorrida no último dia 12 de setembro, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) lamentou o não comparecimento do referido ministro por problemas de saúde.

Audiência para discutir a exoneração de Ricardo Galvão, do Inpe. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Ministro Pontes seria ouvido em reunião conjunta das comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, para prestar esclarecimentos sobre a exoneração de Ricardo Galvão da diretoria do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em nova reunião, nesta terça-feira (17), da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, os deputados de oposição ao governo garantiram que uma nova audiência com o Ministro ainda deverá ocorrer.

“Estamos num novo momento que nos exige mais maturidade, porque havia uma negação do Estado brasileiro sobre desmatamento de incêndio, que deu lugar a um reconhecimento, mesmo que forçado. A demissão do Galvão é irreversível, e eu não tenho nenhum problema em reconhecer que o atual presidente do Inpe tenha formação acadêmica. No entanto, sabemos que o Galvão é um cientista com prestígio internacional, inclusive, mais relevante do que o próprio ministro”, afirmou o deputado paraense.

Edmilson Rodrigues também destacou a relevância da Inpe para a ciência brasileira, que faz o trabalho de monitoramento em tempo real dos focos de queimadas na Amazônia. “Precisou vir a NASA para que não se questionasse as imagens de satélite”, criticou o deputado, afirmando que é irresponsável demitir alguém apenas por mostrar uma realidade que não queria ser vista pela presidente Bolsonaro.

Leia também